NOVIDADE DE MARKONDES PILATES!
O Toque de Tensegridade (TT) é uma abordagem integrativa dirigida às fáscias que se caracteriza por estimular respostas motoras involuntárias que agem em sinergia com a intervenção manual. A pandiculação (o bocejar e o espreguiçar) é o protótipo de tais respostas, que correspondem à participação do cliente durante a manipulação; isto é, o profissional age de fora para dentro pela manipulação, enquanto o cliente, espontaneamente, age de dentro para fora pela pandiculação. O TT baseia-se no poder auto-regulador da pandiculação, comportamento ubíquo nos vertebrados desde a vida intrauterina. O espreguiçar mantém a mobilidade tecidual ao liberar as aderências disfuncionais que se formam no tecido conjuntivo areolar, além de restabelecer o tônus autonômico da musculatura postural. O toque manual acentua o pré-estresse do sistema fascial, o que produz a integração dos segmentos corporais, condição conhecida como integridade tensional ou tensegridade. A tensegridade, em condições adequadas, estimula os reflexos de pandiculação. Assim, a manipulação e a pandiculação potencializam-se mutuamente, o que está relacionado com a eficácia clínica observada com o uso do TT.
O Toque de Tensegridade pode ser aplicado, de forma coadjuvante, em diferentes práticas somáticas, sejam elas educativas, preventivas ou terapêuticas, incluindo Integração Estrutural, Fisioterapia, Quiropraxia, Osteopatia, entre outras. É útil também no campo da educação do movimento como para a Educação Física e a Dança, contribuindo para a otimização dos padrões de coordenação neuromuscular e do movimento. O curso pode oferecer créditos para o programa de educação contínua da Associação Brasileira de Rolfing®
Conheça o professor deste curso:
Dr. Luiz Fernando Bertolucci é médico fisiatra e biólogo, profissional avançado de Rolfing e professor de anatomia e de liberação miofascial da Associação Brasileira de Rolfing e do Rolf Institute of Structural Integration. Clinica em São Paulo e ensina no Brasil e em vários outros países.