Mentores e Mentorados: Diálogos Prováveis
Os programas de mentoria individuais ou em grupos, estão assumindo, nos dias de hoje, um papel fundamental no desenvolvimento técnico de indivíduos e de organizações em todo o mundo. Por meio de estratégias e metodologias especificas, encorajam profissionais à busca de aprimoramento pessoal e profissional, cuidadosamente, orientados pela expertise de um mentor.
Este movimento crescente em busca de programas de mentoria, por um lado são alavancados pelos recursos tecnológicos e procedimentos à distância evocados e expandidos pelo advento da pandemia da COVID-19, por outro, são estimulados pela acessibilidade dos contatos profissionais entre pares de todo o mundo, criando níveis de motivação diferenciados e aumentando a permeabilidade e o interesse pela troca de experiências.
Existem vários tipos de mentorias, as de carreira, as de negócios, as financeiras e as de lideranças. As mentorias de carreiras atendem às necessidades profissionais e tem como objetivo, desenvolver habilidades que potencializam a identidade e a expressão individual no mercado de trabalho. E, preparar para a contaminação por novas tendências que requerem novas metodologias e estratégias, encaminhando os indivíduos para o futuro. Compreender a vigência de novos tempos e paradigmas exige criar perspectivas, desenvolver competências e incorporar novas rotinas de trabalho. Os tempos de hoje solicitam antecipação em algumas tomadas de decisão como formas preventivas de motivação para a aderência no mercado e dos mercados de trabalho.
Um programa de mentoria em grupo não pretende, simplesmente, tratar de conhecimento, mas, produzir contatos profissionais férteis e promover a construção e a organização de uma rede de informações, orientados por um mentor. Este, é um facilitador que, além de acumular, ao longo de anos, experiência e vivências pessoal e profissional numa área específica, tem formação acadêmica e conhecimento sólidos. Além disso, deve ter talento para compartilhar, de forma genuína, as inquietações, os resultados e as perspectivas futuras de sua própria investigação. A sua experiência é a base de uma sólida mentoria.
Os mentorados são, profissionais inquietos em busca de novas motivações e aprendizados ou de novas compreensões do que já fazem e que almejam introduzir, ampliar e atualizar seu repertório de intervenções na área em que atuam. São estimulados pela busca de novas visões de mundo e pela necessidade de dialogar com os resultados da investigação científica de forma que possam incorporar tais sínteses em suas práticas diárias.
No DeMarkondes, a criação do Programa de Mentoria tem como objetivo o desenvolvimento profissional dos participantes que atuam nas áreas do corpo e do movimento, particularmente com o Método Pilates e com os Princípios de Treinamento do Sistema Fascial. Suas atividades são desenhadas para estimular o pensamento crítico e a atitude investigativa com vistas às tendências futuras e ao realinhamento profissional num mundo que considera, respeita e acolhe os legados permanentes do mundo pós-pandemia. Solidariedade, compartilhamento e inovação, movidos pela ânsia coletiva de prevenção e promoção da saúde.